Cavaletti
Cliente: Cavaletti S/A
Escopo: Assessoria, Curadoria, Concept Design Arquitetura e Identidade, Turnkey de Projeto, Turnkey de Obra
Redesenhando os padrões da Indústria Moveleira
Atuando em estreita parceria com a marca desde 2007, a R4DESIGN tem participado da evolução da oferta de valor da maior fabricante de assentos corporativos no Brasil – e uma das maiores da América Latina.
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Há dez anos, R4DESIGN e Cavaletti tem desenvolvido uma parceria estratégica de expressivos resultados no mercado de mobiliário corporativo brasileiro. Fornecendo serviços que vão desde assessorial consultiva, curadoria de portfólio e conteúdo, até projetos de arquitetura e identidade. Criamos um ambiente de confiança e colaboração que resultou no constante fortalecimento da marca e ampliação de mercados – mais precisamente triplicando o porte do negócio desde 2007 até atualmente.
HISTÓRICO
Em 2007, já como uma das maiores fábricas do segmento no Brasil, a Cavaletti percebeu que precisava um novo alinhamento de marca. Naquele momento, a imagem da empresa remetia a uma fábrica de pequeno porte. Séria e competente, mas ainda pouco profissional. O mix de produtos, apesar de amplo, era confuso em sua organização e não havia identidade de marca evidente, em função de uma grande variedade de aplicações.
A R4DESIGN desenvolveu um amplo diagnóstico sobre o real status da marca junto a todos os públicos da empresa. A partir da identificação clara do cenário existente e dos objetivos da organização, foi definido o novo posicionamento "Valor em fazer mais", que sintetiza a forma comprometida de atuar da empresa em todas as suas instâncias.
Foi desenvolvida, então, a nova marca gráfica, e a identidade visual foi expandida para todas as aplicações do universo da marca em mais de 100 projetos específicos. Em conjunto, a adequação do mix reduziu o número de linhas de 17 para 11, que passaram a ser identificadas por nomes próprios relacionados à suas características e aplicações, aposentando a identificação por códigos e facilitando a identificação pelo público-alvo.
O processo inicial, de cerca de dois anos, consolidou um novo alinhamento interno na empresa, que atingiu crescimento acima de 30% já no primeiro ano (2008), frente a um crescimento médio do segmento de 4% (Fonte: Abimovel). A nova identidade foi amplamente aceita e as novas ferramentas comerciais – incluindo novos website, catálogos e uma nova organização do mix de produtos - ajudaram a multiplicar os resultados. Desde então, a empresa já triplicou o tamanho do negócio e ambiciona mais.
Recentemente a empresa foi premiada como a mais lucrativa do segmento de mobiliário na Região Sul, sendo também listada seguidas vezes entre as 500 Maiores do Sul em ranking elaborado da Revista Amanhã/PwC, com um faturamento próximo a R$150M.
Outra evidência relevante é a participação da marca no Salão de Milão 2017, que significou um novo impulso na sua presença internacional, que já conta com vendas para mais de 15 países.
A consolidação da marca segue acontecendo desde a implantação inicial, e a R4DESIGN tem feito continuamente parte do processo, apoiando a Cavaletti em importantes projetos como feiras setoriais, lançamentos de novos produtos (incluindo posicionamento de linha e naming), showrooms, entre outros.
Nas imagens, Espaço Cavaletti Design na Movelsul 2016, ocasião em que foi feito o lançamento da linha Vélo (design Marc Sapetti).
Fornecedores: CF Stands (Montagem), Impresul (Material Impresso)
Fotos: Marcelo Donadussi
HISTÓRICO
Em 2007, já como uma das maiores fábricas do segmento no Brasil, a Cavaletti percebeu que precisava um novo alinhamento de marca. Naquele momento, a imagem da empresa remetia a uma fábrica de pequeno porte. Séria e competente, mas ainda pouco profissional. O mix de produtos, apesar de amplo, era confuso em sua organização e não havia identidade de marca evidente, em função de uma grande variedade de aplicações.
A R4DESIGN desenvolveu um amplo diagnóstico sobre o real status da marca junto a todos os públicos da empresa. A partir da identificação clara do cenário existente e dos objetivos da organização, foi definido o novo posicionamento "Valor em fazer mais", que sintetiza a forma comprometida de atuar da empresa em todas as suas instâncias.
Foi desenvolvida, então, a nova marca gráfica, e a identidade visual foi expandida para todas as aplicações do universo da marca em mais de 100 projetos específicos. Em conjunto, a adequação do mix reduziu o número de linhas de 17 para 11, que passaram a ser identificadas por nomes próprios relacionados à suas características e aplicações, aposentando a identificação por códigos e facilitando a identificação pelo público-alvo.
O processo inicial, de cerca de dois anos, consolidou um novo alinhamento interno na empresa, que atingiu crescimento acima de 30% já no primeiro ano (2008), frente a um crescimento médio do segmento de 4% (Fonte: Abimovel). A nova identidade foi amplamente aceita e as novas ferramentas comerciais – incluindo novos website, catálogos e uma nova organização do mix de produtos - ajudaram a multiplicar os resultados. Desde então, a empresa já triplicou o tamanho do negócio e ambiciona mais.
Recentemente a empresa foi premiada como a mais lucrativa do segmento de mobiliário na Região Sul, sendo também listada seguidas vezes entre as 500 Maiores do Sul em ranking elaborado da Revista Amanhã/PwC, com um faturamento próximo a R$150M.
Outra evidência relevante é a participação da marca no Salão de Milão 2017, que significou um novo impulso na sua presença internacional, que já conta com vendas para mais de 15 países.
A consolidação da marca segue acontecendo desde a implantação inicial, e a R4DESIGN tem feito continuamente parte do processo, apoiando a Cavaletti em importantes projetos como feiras setoriais, lançamentos de novos produtos (incluindo posicionamento de linha e naming), showrooms, entre outros.
Nas imagens, Espaço Cavaletti Design na Movelsul 2016, ocasião em que foi feito o lançamento da linha Vélo (design Marc Sapetti).
Fornecedores: CF Stands (Montagem), Impresul (Material Impresso)
Fotos: Marcelo Donadussi